MQC23 Site Logo

MQC24 Site Data

EDIÇÃO 20 CELEBRA 15 EDIÇÕES DE SURF E SEIS CAMPEÃS NACIONAIS

Estamos a menos de uma semana do arranque da 20ª edição da Miss Quebramar Cup, o único campeonato exclusivamente feminino do surf nacional.


Quando em 2005 foi pela primeira vez para a água, o campeonato fê-lo numa prancha de bodyboard. Foi assim ao longo de cinco edições. A qualidade do evento e, em especial, as condições de mar na praia da Costa Nova foram as razões necessárias para em 2009 o surf chegar, ver e vencer no campeonato mais perfumado do bodyboard e surf português e europeu. E é-o porque é a única prova exclusivamente feminina que conta para os campeonatos mais importantes de Portugal e Europa.

MCNC21 YolandaHopkins1 FotoAndreNeto

Yolanda Hopkins

Ao longo das últimas 15 edições em que o surf integra o calendário da Miss Quebramar Cup, e actualmente é a única competição, muitas têm sido as emoções e as ondas surfadas, muito tem sido o espectáculo dado e os novos valores a debutarem.

Apesar de não ser a última prova do calendário campeonato nacional de surf feminino, a praia da Costa Nova e a sua Miss têm dado muitas campeãs nacionais.

Desde o ano de 2014 até chegar a maldita pandemia de Covid-19, o campeonato mais perfumado do surf nacional sagrou e consagrou quatro campeãs nacionais de surf feminino, sendo que duas delas, em anos consecutivos, conseguiram o título mais desejado, sagrando-se bicampeãs.

A primeira de todas foi Teresa Bonvalot, em 2014, que repetiu o feito em 2015 e que já neste ano de 2024 conquistou o seu quinto título de campeã nacional de surf.

Seguiu-se Carol Henrique, em 2016 e 2017, depois, de forma algo surpreendente, Camila Kemp, em 2018, e, por fim, em 2019, uma surfista que há muito vinha ameaçando as melhores, Yolanda Hopkins. Todas elas conseguiram os títulos nacionais dos respectivos anos e sagrar-se Miss Quebramar Cup, numa demonstração de superioridade absoluta.

Ao longo da história, o naming do campeonato foi mudando, tal como é possível confirmar na listagem.

Em 2023, a Miss Quebramar Cup foi conquistada por Beatriz Carvalho, que sucedeu a Carolina Santos que, em 2022, interrompeu uma sucessão de três vitórias de Yolanda Hopkins.

MQC2023 Beatriz Carvalho foto Nuno Freire

Beatriz Carvalho


A edição 2024 vai para a água sexta-feira, dia 5 de julho, com a prova de qualificação que dará um convite à vencedora para integrar o quadro principal. Este arranca sábado, finalizando no domingo (dia 7) com a grande final.

As jovens aspirantes interessadas em disputarem a prova de qualificação da MISS QUEBRAMAR CUP têm de estar federadas, mas não podem constar do ranking da Liga Meo Surf 2024.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada junto da organização na praia, no dia da prova (5 de Julho), às 9h00. Qualquer informação adicional, contactar através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Durante os três dias do evento haverá experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo, experiências gratuitas para os banhistas, ações de sensibilização ambiental e distribuição de merchandising, mas também outras surpresas, uma vez que estamos perante uma edição histórica do campeonato mais feminino do surf nacional.

QUADRO DE HONRA

Miss Sumol Cup
2009 – Francisca Santos (CSC)
2010 – Ana Sarmento (ESC)
2011 – Maria Abecasis (SCCS)
2012 – Keshia Eyre (ESC)
2013 – Carina Duarte (ESC)
2014 – Teresa Bonvalot (SCCS) Campeã Nacional
2015 – Teresa Bonvalot (SCCS) Campeã Nacional
2016 – Carol Henrique (CRCQL) Campeã Nacional

Miss Activo Cup
2017 – Carol Henrique (CRCQL) Campeã Nacional
2018 – Camila Kemp (CRCQL) Campeã Nacional
2019 – Yolanda Hopkins (CNPTM) Campeã Nacional

Miss Costa Nova Cup
2020 – Yolanda Hopkins (CNPTM)
2021 – Yolanda Hopkins (CNPTM)

Miss Prio Cup
2022 – Carolina Santos (SCV)

Miss Quebramar Cup
2023 – Beatriz Carvalho (ASCC)