Carolina Marques é a grande vencedora da prova de qualificação da MISS PRIO CUP 2022, feito que já havia atingido no ano de 2021, conseguindo, assim, pelo segundo ano consecutivo, ganhar o «wild card» para entrar, amanhã, no quadro principal do Campeonato Nacional de Surf Feminino (Liga MEO Surf), que se disputa na praia da Costa Nova, em Ílhavo.
Foram apenas quatro as jovens destemidas que decidiram disputar o «qualifying» do campeonato mais feminino do surf português e, apesar das condições climatéricas menos confortáveis e de um mar que apresentou algumas dificuldades às tenras atletas em prova, a competição acabou por ser renhida entre a vencedora Carolina Marques (10.17 pontos) e a segunda classificada Rita Franco (8.40 pontos).
A enorme juventude e inexperiência das atletas condicionou, de alguma forma, as suas performances e a idade acabou por ser determinante no escalonamento final da prova de qualificação. No entanto, há que reconhecer que a aplicação e esforço foi de nível do que amanhã as principais surfistas nacionais, seguramente, apresentarão no quadro principal Nacional de Surf.
Aí, pelo segundo ano consecutivo, Carolina Marques, vinda de Espinho, vai marcar presença e a satisfação pelo facto era bem visível no final da competição.
“É verdade, o mar da Costa Nova dá-me sorte. Foi bastante divertido, comparando com o ano passado, acho que o mar tinha condições muito melhores para demonstrar o que tive a treinar o ano inteiro e gostei muito de ter participado”, disse no final, perspectivando o que o «wild card» lhe volta a proporcionar: “Amanhã, é um grande orgulho poder participar outra vez no quadro principal da Liga MEO e é para tentar fazer melhor do que no ano passado”.
Em 2021, Carolina Marques caiu logo na primeira ronda, ficando em quarto no heat. Assim sendo, só pode melhorar!
CAMPEÃO DO MUNDO DE ATLETISMO EXPERIMENTOU O SURF
E se a manhã estava cinzenta e envergonhada, a temperatura pouco apelativa a pouca roupa e, de um modo geral, quase parecia um dia de Outono, um conjunto de raios de Sol entraram na praia da Costa Nova e iluminaram o arranque da 18ª edição da Miss Prio Cup. Um conjunto de utentes do Centro de Actividades Ocupacionais do CASCI (Centro de Apoio Social do Concelho de Ílhavo) entrou no espírito da MISS PRIO CUP e inauguraram as experiências de surf que a organização, a cargo da Associação de Surf de Aveiro (ASA), sempre proporciona a utentes de IPSS do concelho e aos banhistas presentes no areal.
Paulo Miguel Henriques [na foto], mais conhecido por Paulinho, que se estreou como campeão do Mundo de Atletismo para Pessoas Portadoras do Síndrome de Down, nas disciplinas de 800 e os 1500 metros, em 2010, e campeão da Europa em 400 e 1500 metros, em 2011, tendo renovado alguns destes títulos, entre muitos outros nacionais e internacionais que conquistou, era apenas a cara mais conhecida de um grupo de jovens que espalharam alegria no areal e no mar. Desfrutando de uma manhã diferente, experimentaram algo que os satisfez imensamente, tal a contentamento com que participaram em todas as actividades. Obviamente, o ponto alto foi quando alguns dos jovens conseguiram fazer uma surfada como os instrutores desejavam.
De seguida, os monitores da Escola de Surf da ASA ainda ministraram mais uma sessão para os banhistas interessados e, a avaliar pela adesão, nos próximos dois dias vão ter muito trabalhinho. Aliás, amanhã, será a vez das utentes do Lar do Divino Salvador, outra IPSS ilhavense, experimentarem as sensações do deslizar nas ondas em pé numa prancha.
Hoje, na praia, já esteve presente o Movimento «Não Lixes» com as primeiras abordagens sobre limpeza das praias e protecção ambiental, numa sensibilização junto das surfistas e dos banhistas.
Para que as praias sejam boas, temos, todos e cada um, que cuidar delas.
A PRIO, que já é parceira desde 2019 do evento organizado pela Associação de Surf de Aveiro, fornece, este ano, a sua energia e empresta o seu nome ao campeonato mais feminino do surf português: MISS PRIO CUP.
Para além da ligação a este evento na Costa Nova, a PRIO tem feito chegar a sua energia à iniciação ao surf por todo o país, com o projeto PRIO Escolas de Surf, que apoia a formação em diversas escolas de surf ao longo do litoral português.